Distrito de Cacuaco vence carnaval e beneficia de biblioteca municipal

0
125
- Publicidade -

O Bloco carnavalesco do Distrito Urbano de Cacuaco venceu  com 54 pontos, a edição 2023 do desfile do Carnaval do Município de Cacuaco, ocorrido nesta terça-feira, 21, no pátio defronte a Igreja Católica São João Baptista, na rua principal da Vila sede, em Luanda.

O segundo e terceiro lugares foram ocupados pelos blocos da comuna da Funda e do Distrito Urbano do Mulenvo de Baixo, respectivamente.

De acordo com o Jornal de Angola, o distrito vencedor vai beneficiar da construção de uma biblioteca municipal, com vista a agregar valor à comunidade por forma a divulgar a produção literário nacional.

O desfile assistido por centenas de munícipes contou com sete blocos carnavalescos, nomeadamente o da administração municipal, Kuximona da Pedreira, Distrito Urbano de Cacuaco, Comuna da Funda, Distrito do Kicolo, Distrito do Mulenvo de Baixo e Sequele, que exibiram talento através da dança, alegoria e indumentária.

Os grupos apresentaram as potencialidades dos respectivos distritos com destaque para a educação, ambiente, saúde, agricultura, pescas, turismo, desporto, comércio, cultura e o impacto do programa do combate a fome e pobreza.

O administrador municipal de Cacuaco, Auzílio Jacob, realçou a importância das manifestações culturais de rua em comparação ao desfile central provincial, que acontece na Nova Marginal de Luanda.

“O Governo da Província de Luanda entende ser preciso expandir o Carnaval pelo interior dos bairros e em Cacuaco este é o primeiro ensaio, na perspectiva de haver desfiles para que o próximo ano possamos ter muitos grupos culturais”, frisou o político, acrescentando a necessidade de ter mais de um grupo no desfile central e na classe A.

Auzilio Jacon afirmou que, doravante, cada distrito urbano de Cacuaco está orientado a criar mais grupos carnavalescos com incentivo da direcção municipal da Cultura, para que no primeiro trimestre do próximo ano, se comece a fazer os desfiles municipais dos grupos,  com vista a sua inscrição na fase de acesso à classe B do Carnaval provincial de Luanda.

Um dos aspectos relevantes que o governante referiu é o facto do município de Cacuaco ser o único de Angola onde vivem todos os grupos etnico-linguistico do país, nomeadamente os ovimbundos, kimbundos, kokwe, kwanhamas, nganguelas e Nhaneka umbe.

“Aqui temos um pouco de tudo desta vasta Angola em termos culturais, então faz todo o sentido que o município um dia ganhe o Carnaval de Luanda, por ser a maior manifestação cultural e nós temos essa diversidade cultural”, sustentou o administrador municipal.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorJornalista angolano lança primeiro livro em Lisboa
Próximo artigoRecreativo do Kilamba vence classe A do Carnaval 2023

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui