Don Kikas encanta no concerto de 30 anos de carreira

0
15
Emílio Camilo da Costa, mais conhecido como Don Kikas, é um cantor angolano nascido em Sumbe, Cuanza Sul. Foto: Divulgação
- Publicidade -


O músico e compositor angolano Don Kikas realizou nesta sexta-feira, 17, o concerto comemorativo dos 30 anos de carreira e marcou a abertura da 11.ª temporada do Show do Mês, da produtora Nova Energia, no Centro de Conferências de Belas (CCB), em Luanda. O Ballet Kilandukilu deu corpo à música Nzala.

O artista, que precisou de dois sopros para apagar as três velas dedicadas ao 30º aniversário da sua carreira dedicada à promoção da música angolana, teve como convidados os músicos Chiley, Yuri da Cunha e as Gingas do Maculusso, divindindo o palco com a corista Carla Moreno num tema gravado com a cantora Pérola.

Sob a apresentação do jornalista Salú Gonçalves e ao ritmo estrondoso da bateria de Jack Nsaka, guitarra do veterano Teddy Nsingui, os sopros do quarteto Magno, Chinguma, La Trompa e Rigoberto, a guitarra solo de Sankara, ritmo de Yark Spin e o Kappa D com o baixo, a banda de suporte ao artista contou igualmente com os congas de Bernas, percussão ligeira de Omar, a ngoma e a dikanza sob tutela de Lutima, tendo a Raquel Lisboa e Alexandra Bento como suporte nos coros.

“Esses 30 anos se passaram num ápice e vocês fazem parte disso. Só foram possíveis graças a vocês. Só continuo aqui, até hoje, porque vocês, de alguma forma, continuaram a dar os passos, continuaram a permitir que eu subisse a um palco, gravar músicas e a mostrar a minha criatividade ao mundo. Sou extremante grato a todos vocês”, referiu o artista.

O Ballet Kilandukilu esteve presente para proporcionar ao artista uma viagem às tradições de Angola. Foto: Divulgação

Numa combinação entre os nossos estilos tradicionais nas línguas angolanas kimbundu e kikongo, o artista também cantou em português e criolo de Cabo Verde, percorrendo aos estilos kizomba, semba, kilapanga, Bazuka, Ngaieta e outros que elevaram as emoções de todos os presentes e internautas que acompanharam pela transmissão online no canal Youtube Show do Mês.

Um dos momentos mais vibrantes do concerto foi marcado pela presença em palco dos músicos convidados.

Além das canções emblemáticas de Chiley, a entrada do músico e intérprete Yuri da Cunha, interpretendo a música “1900 e Kabuza”, de Don Kikas e Bonga bem como uma nova roupagem de “Regressa”, original de Euclides da Lomba, doi bastante aplaudida.

As Gingas do Maculusso entraram e encantaram com as suas músicas que levaram o público a se levantar e recordar o semba. “É uma festa porque são 30 anos de carreira de Don Kikas e da música angola, também”, frisou Gersy Pegado em palco.

Participantes ao Show do Mês dos 30 anos de Carreira de Don Kikas. Foto: Divulgação

Entre as músicas apresentadas em palco podemos destacar “Patos Fora”, “Saquirima”, “Sexy Baby”, “Como foi Bom”, “Esperança Moribunda 2”, “Pura Sedução”, “Na Lama do Amor”, “Angolanamente Sensual”, “Amor de Ninguém”, “Hey Criola”, “Nzala”, “1900 e Kabuza.”

Estiveram presentes no evento, músicos, compositores, políticos da oposição e do partido no poder, jornalistas, empresários, académicos, activistas de direitos humanos e o público em geral.

Com mais de 20 anos no mercado, a produtora angolana Nova Energia é detentora de vários projectos culturais e o Show do Mês é o seu principal cartão de visita que proporciona visibilidade de qualidade nacional e internacional aos artistas angolanos de várias gerações.

Deixe o seu comentário
Artigo anterior“Não existe um angolano maior do que Angola”, defende Dog Murras
Próximo artigoLivro de Moisés Candumbo questiona futuro do Mussende

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui