Morreu Zezé Ngambi, veterano baterista do Duo Ouro Negro

0
411
Zezé Ngambi - veterano do jazz angolano. Foto: DR
- Publicidade -

O baterista e veterano músico de jazz tocou com Duo Ouro Negro, Fernando Girão ou Phil Mendrix, não resistiu às complicações derivadas de um AVC sofrido em Dezembro último.

O baterista luso-angolano Zezé Ngambi, veterano da cena musical portuguesa, faleceu neste domingo, 13, não tendo recuperado do coma em que entrou em Dezembro último após sofrer, conforme avançou a família, um acidente vascular cerebral.

José Luís Flora de Costa, natural de Namibe, em Angola, encontrava-se com 62 anos. Em 1981, foi um dos participantes em “Blackground”, álbum dos angolanos Duo Ouro Negro em que colaboraram também músicos como Lena d’Água, Steve Neil ou João Maló. O seu percurso passou muito pelo circuito de jazz, mas fez igualmente abundante trabalho de sessão em álbuns de artistas tão distintos como Carlos Mendes, Lara Li ou, mais recentemente, Mayra Andrade. Tocou também abundantemente com Fernando Girão. Sobre ele, escreveu o homem de “Contos da Europa Tropical” no seu perfil de Facebook, que “jamais esquecerei quando apareceste em minha casa, em Madrid, com o John Patitucci e com o Dave Weckl e ficamos a fazer uma jam até às 6 da manhã”.

De acordo com as memórias de Girão, Zezé Ngambi era elogiado por grandes nomes internacionais do jazz, como os já citados Patitucci, Weckl ou até Chick Corea.

O saxofonista Naná Sousa Dias também usou as redes sociais para recordar que se cruzou com Zezé Ngambi no Quinteto de Jazz de Lisboa e na banda de Dany Silva, “duas bandas com que fizemos muita estrada”.

Ngambi, acompanhou ainda músicos como Filipe Larsen, Gimba ou Tomás Pimentel, e em 2017 gravou o álbum da Lizard Band com o também já desaparecido Filipe Mendes, que fez carreira como Phil Mendrix, ou ainda João Cabrita e Milay Lagarto.

Zezé Ngambi foi ainda o líder do projecto Afrijazz que lançou trabalho homónimo em 2006.

À família e amigos, o Portal Marimba endereça as suas condolências.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorFundação Agostinho Neto pretende elevar feitos do seu patrono
Próximo artigoThe Killers lançam um vídeo contra Trump

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui