Lunda Sul acolhe festival folclórico “Lutongo”

0
204
Gabriel Tchiema é director provincial da Cultura da Lunda Sul.
- Publicidade -

A iniciativa pertence ao gabinete da Cultura, Juventude e Desportos daquela província e visa promover o resgate, valorização e divulgação da música folclórica tchokwe.

De acordo com o director provincial da Cultura da Lunda Sul, Gabriel Tchiema, o festival baptizado como “Lutongo”, terá lugar no mês de Setembro do corrente ano.

O também cantor fez saber na última semana que o evento tem ainda o objectivo de alavancar a carreira dos fabricantes e executantes de instrumentos tradicionais, que por falta de incentivos deixarem de dedicar-se à arte.

Gabriel Tchiema disse igualmente que nesta primeira edição do festival prevê-se a participação de um ou dois músicos internacionais, mas não avançou as suas nacionalidades.

“Lutongo” é um festival de música folclórica que terá uma periodicidade anual, durante o qual serão exibidas danças tradicionais como txianda, miting, txichimba, tchissela, ulengo, macopo, chombe e mungongue, entre outros atractivos culturais.

O também músico anunciou que o sector da Cultura tem a intenção de implementar, este ano, o projecto da criação de uma aldeia científica, onde serão efectuadas investigações e pesquisas dos hábitos e costumes do povo Lunda, por parte dos estudantes e outros académicos.

Tchiema apontou a requalificação do edifício que será a Casa da Cultura da província da Lunda Sul, que comportará galerias para a exposição de peças artesanais, materiais de música rústica/tradicionais, sala de teatro, três salas de aulas de artes, estúdio de gravação e área de lazer, como outros dos projectos sector.

O responsável salientou ainda que transformar o Workshop da Cultura Tchokwe numa conferência internacional e a abertura das vias de acesso aos pontos turísticos da região são outros dos planos do sector da Cultura da Lunda Sul para o corrente ano.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorMais de 17 mil turistas visitam Museu dos Reis do Kongo
Próximo artigo“Entrei no mundo artístico como membro de carnaval”, Zeca Moreno

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui