O músico Augusto Chakaya, vocalista principal da Banda Jovens do Prenda morreu, no domingo, 15, em Luanda, vítima de doença.
De acordo com o Jornal de Angola, a informação foi tornada pública por familiares, amigos e colegas, nas redes sociais.
Augusto Chakaya, foi um dos maiores nomes da música angolana, marcando a história principalmente nas décadas de 1980 e 1990, com um repertório invejável no qual sobressaem “Lamento de um Filho”, “Papá”, “Isabel”, “Longa Marcha”, e outros sucessos.
Com início das suas actividades no bairro do Prenda em Luanda, no ano de 1968, Os Jovens do Prenda são um grupo-orquestra angolano e foi um dos primeiros grupos a ter reconhecimento internacional.
Antes de nome actual, eram designados Jovens do Catambor, passando ainda nesse mesmo ano a chamarem-se Jovens da Maianga e, finalmente em 1969, passam a ter a designação actual.
O nome surge a conselho de Manguxi, um empresário do Sambizanga que era proprietário do Salão Braguês e alugava aparelhagens, que lhes disse que “O certo é denominar o grupo com o nome do bairro de onde vocês são provenientes”, tendo originado o nome “Os Jovens do Prenda”.