A União Nacional dos Artistas e Compositores é uma instituição de utilidade pública, criada há 42 anos, que congrega autores, compositores, músicos, dançarinos, actores e agentes de outras manifestações artísticas, com o objectivo de estabelecer e implementar estratégias e acções que concorram para a promoção, desenvolvimento e defesa dos interesses sócio-profissionais da classe.
Os membros da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA) passaram, a partir de 1 de Junho de 2022, a pagar uma quota mensal no valor de 500 kwanzas, de acordo com as últimas deliberações da Assembleia Geral Ordinária, realizada em Luanda no mesmo ano.
A actualização permanente da base de dados e a protecção das obras dos autores, continuam a estar entre as prioridades da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA). A instituição, que tem, igualmente, nos últimos dois anos, realizado várias acções sobre algumas reformas para o melhoramento das condições da classe artística. Tem sido feito um trabalho activo na mudança de comportamento dos associados, mais assente no espírito de equipa, nas competências e no profissionalismo, com base no programa de acção do quadriénio 2019-2023.
Um dos ganhos actuais foi a realização de obras de melhoramento e reestruturação da sede, cuja reinauguração aconteceu em Janeiro de 2021, o que tem dado maior dignidade aos filiados e aos funcionários. Na vigência da nova Comissão Directiva da UNAC-SA, um dos grandes ganhos foi ter conseguido, em 2021, a licença de cobrança dos direitos de autor e conexos.
Neste momento, a instituição está no processo de celebração de contratos com os utilizadores e organizações, na implementação efectiva do sistema de cobrança. A UNAC-SA, tem, igualmente, apostado na expansão nacional dos delegados eleitos por via democrática, com apoios dos governos provinciais.