Jomo Fortunato lamenta morte do Rei Mwe Mbando III

0
108
Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato. Foto: DR

O ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, lamentou, nesta quarta-feira, 21, em Luanda, o falecimento do Rei Mbando Mwe Mbando Lifuti, “Mwe Mbando III”, Monarca do Povo Mbunda, ocorrido no Hospital Geral do Moxico, vítima de doença.

Em nota de condolências, chegada à redacção do Portal Marimba, Jomo Fortunato escreveu que foi com profunda dor e consternação que tomou conhecimento do falecimento. 

Filho de Mwe Luneta Lifuti e Ngambo Lixizo, o Rei Mwe Mbando III nasceu no dia 09 de Agosto de 1950, no Vale do Rio Luati, comuna de Ninda, município dos Bundas, província do Moxico.

Defensor acérrimo da cultura africana, homem de uma cosmovisão e sabedoria abrangente, foi um exímio historiador, detentor de uma singular probidade de carácter,  lealdade exemplar e integridade admirável.

De acordo com a classificação de chefes supremos da soberania Mbunda, o malogrado foi o vigésimo terceiro rei e deixa um legado notável que servirá de alicerce à defesa da cultura e tradição do povo angolano.

“Nesta hora de dor e tristeza, em seu nome e de todos os funcionários e colaboradores do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato endereça à família enlutada, e ao Povo dos Bundas, os seus mais profundos sentimentos de pesar”, lê-se na nota.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorUNTA-CS: Discurso de Apresentação da Candidatura de Maria Francisco
Próximo artigo“Vamos lutar para que a Segurança Social inclua os artistas na protecção social”, defende Maria Francisco

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui