João Marcos vence Grande Prémio Catoca de Jornalismo

0
31
Jornalista João Marcos recebe certificado do Grande Prémio Catoca de Jornalismo. Foto: Cedidas
- Publicidade -


O correspondente do Novo Jornal e da Voz da América em Benguela, João Marcos, é o vencedor da 2ª edição do Grande Prémio Catoca de Jornalismo, arrecadando nesta terça-feira, em Luanda, o valor monetário de 5 milhões de kwanzas.

Com o trabalho intitulado “Sinais de ameaça à segurança alimentar em Angola chegam de um vizinho”, publicado numa das edições deste semanário angolano Novo Jornal, foi distinguido com a mais alta premiação da empresa mineira de Angola.

Com um valor total de 20 milhões e 500 mil kwanzas, o concurso distinguiu ainda as categorias  “Jornalista do Leste”, com Mauro Guilherme, da Rádio Ecclesia na Lunda- Norte, com a peça sobre “A herança na Cultura Côkwe”.

Nas demais categorias, designadamente, “Entrevista”, “Reportagem”, “Línguas Nacionais”, e “Imagem”, as premiações recaíram para Isaquiel Cori (Jornal de Angola), com uma entrevista feita à Carmen Tindó Secco, intitulada “Existem diálogos entre as literaturas africanas em português e a brasileira”, já o jornalista Álvaro Victória (ex-Novo Jornal) foi com o trabalho, “Pelos Mangais, sofri ameaças e fui esforçado a abandonar o meu emprego”, publicado igualmente no Novo Jornal, em 2023.

De acordo com a nota de imprensa enviada ao Marimba Selutu, o jornalista do Jornal de Angola, Pedro Narciso, mereceu a distinção pela peça feita à Ex Ministra dos Petróleos e da Indústria, Albina Assis, designada “Foi um erro não termos construído refinarias quando o preço do petróleo era elevado”. E Arimateia Baptista, da mesma redacção do Jornal de Angola, destaca-se com a melhor imagem fotográfica.

Enquanto que Boaventura João, da Televisão Pública de Angola, recebeu do júri uma Menção Honrosa, Fernanda Manuel, da mesma estação televisiva foi distinguida como a melhor locutora.

Os vencedores receberam um galardão, certificado de participação e o valor pecuniário de 5 milhões de kwanzas para o Grande Prémio Catoca de Jornalismo; 3 milhões de kwanzas para o Prémio Jornalista do Leste; 2 milhões e 500 mil kwanzas cada, para Reportagem; Entrevista; Língua Nacional; Imagem e Locutor.

De âmbito nacional e anual, o Prémio Catoca de jornalismo visa incentivar o trabalho jornalístico, premiando a regularidade, qualidade, criatividade e oportunidade do trabalho dos jornalistas angolanos.

É aberto para todos os jornalistas angolanos, residentes ou não em Angola, que traduzam e publiquem os seus trabalhos nos meios de comunicação social nacionais.

Constituída pela Endiama, Alrosa e Endiama Mining, a Sociedade Mineira de Catoca Lda é uma empresa angolana de prospecção, exploração, recuperação e comercialização de diamantes. Ela destaca-se como a quarta maior mina do mundo explorada a céu aberto e a maior empresa no subsector diamantífero em Angola, responsável pela extracção de mais de 75% dos diamantes angolanos.

Deixe o seu comentário
Artigo anteriorRepresentações da África em cantigas afro-brasileiras – Carlos Carvalho Cavalheiro
Próximo artigoCoreia do Norte lança música de elogio ao líder como “pai amigável”

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui