
O Ministério da Cultura e Turismo anunciou esta sexta-feira, 18, a morte, no hospital D. Alexandre do Nascimento (ex-Sanatório), em Luanda, do músico Nagrelha dos Lambas, cantor de Kuduro, género de música e dança de Angola.
O artista, considerado como “Estado Maior do Kuduro”, encontrava-se com problemas respiratórios e chegou a viajar em tratamento na cidade do Porto, em Portugal.
Em comunicado público, o ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, disse manifestou a sua dor e consternação assim que tomou conhecimento do passamento físico de Nagrelha.
Durante a doença, o artista que reúne uma popularidade ímpar na maioria dos angolanos, chegou a viajar para a cidade do Porto, devido a problemas respiratórios, uma luta que durou sete meses.
“Nagrelha é o kudurista com maior legião de fãs em Angola, um dos fundadores do grupo ‘Os Lambas’, com uma forma de cantar peculiar, conquistou o Kuduro no ano de 2000”, lê-se na nota do Ministério da Cultura e Turismo.
O renomado cantor foi autor de vários temas de sucesso como “Não me Tarraxa Assim”, “Wamona”, “Katronga Violenta”, “Dizumba Grande”, “Banzelo”, “Toque do Nana”, “Comboio”, “Provou e Gostou”, de entre outros temas musicais.
“Nesta hora de dor e luto, o Ministro da Cultura e Turismo, Filipe Silvino de Pina Zau, em nome dos responsáveis e funcionários do seu departamento ministerial, endereça à família enlutada e amigos os sentimentos de pesar”, refere o documento ministerial.
Nagrelha é o nome artístico de Gelson Caio Manuel Mendes, de 36 anos, natural do Sambizanga, em Luanda, deixando viúva e quatro filhos.